Nasci no Rio de janeiro, no dia 22 de setembro de 1980, mas não fiquei muito tempo… Aos 10 meses fui morar em Natal, RN, terra linda da minha família, e lá fiquei até os 14 anos, por isso me considero uma autêntica Potiguar (quem nasce no Rio Grande do Norte). Amo aquela Terra!!
Sempre fui uma menina muito vaidosa, e , coincidência ou não, o sonho da minha mãe sempre foi ter uma filha e essa filha se tornar modelo. Então aos 9, sempre muito alta, fiz um curso de “modelo e manequim”, e nele aprendi várias coisas maravilhosas, usadas na década 90, como o famoso pivô… rs
Ainda em Natal, em 94, minha mãe me inscreveu em um concurso de uma grande agência daquela época, indo pra São Paulo em setembro daquele mesmo ano para participar então da final. Fiquei entre as 20 classificadas (ufa!!) no meio de tanta mulher linda que tinha vindo do Brasil inteiro (mas muita mulher mesmo!!!). Participei do concurso, mas não fiquei entre as 10 finalistas… Mas tudo bem! Isso não me fez desistir… (Até porque, o Zeca de Abreu, diretor dessa agência, ligava toda noite pra minha mãe, perguntando quando eu ia pra lá, com medo dela desistir, deve ter sido… rs)
Voltei para Natal só para terminar o meu ano letivo, e em fevereiro de 1995, eu e minha mãe pegamos um leito rumo a São Paulo. Fomos de mala e cuia!
Não vou contar aqui meu início de carreira, porque como todo início, foi bem difícil, então ia demorar muito, por isso vou pular para o ano de 1998, quando realmente a coisa andou!…
No ano que ia completar 18, cheguei à cidade Luz, lugar que, desde pequena, sonhara morar… Cheguei em fevereiro, na agência Marilyn Gaultier, e quando vi, em abril, eu já fotografava a capa de JUNHO/JULHO da Vogue Francesa (minha primeira vogue!!!), e por ninguém mais que Mário Testino, com quem, aliás, fiz vários trabalhos incríveis, como o Calendário da Pirelli, perfume da Dolce & Gabbana, campanhas da Ralph Lauren, Atelier Versace, e por aí vai…
Para quem tinha receio de ir para Paris, eu diria que foi umas das decisões mais certas que já tomei ao longo da minha carreira. Fui para ficar dois meses, e fiquei nove… No ano de 98, pois Paris foi minha casa por quase 10 anos, e foi incrível!
Durante 4 anos, eu fui embaixadora da L’Oréal Paris com um contrato mundial de exclusividade.
texto by Fernanda Tavares